sexta-feira, 14 de março de 2008

Terra

Considero a canção "Terra" um dos mais belos poemas já produzidos por Caetano Veloso.
Tenho sérias preocupações que em um amanhã não muito distante tudo o que resta da nossa imensa casa, queira Deus não seja apenas a poesia emblemática daquilo que um dia foi a terra.

"Quando eu me encontrava preso
na cela de uma cadeia foi que eu vi pela primeira vez
as tais fotografias em que apareces inteira
porém lá não estavas nua
e sim coberta de nuvens...

Terra, terra...
por mais distante, o errante navegante,
quem jamais te esqueceria!

Ninguém suponha a morena
dentro da estrela azulada
na vertigem do cinema
mando um abraço pra ti
pequenina como se eu fosse
o saudoso poeta e fosses a Paraíba.

Terra, terra...
por mais mais distante, o errante navegante,
quem jamais te esqueceria!

Eu estou apaixonado
por uma menina terra
signo de elemento terra
do mar se diz terra a vista
terra pá ou pé firmeza
terra para mão carícia
outros astros lhe são guia.

Terra, terra...
por mais distante, o errante navegante,
quem jamais te esqueceria!

Eu sou um leão de fogo
sem te me consumiria
a mim mesmo eternamente
e de nada valeria
acontecer de eu ser gente
e gente é outra alegria,
diferente das estrelas.

Terra, terra...
por mais distante, o errante navegante,
quem jamais te esqueceria!

De onde nem tempo nem espaço
que a força mãe de coragem
pra gente gente te dar carinho
durante toda a viagem
que realizas no nada
através do qual carregas
o nome da tua carne.

Terra, terra...
por mais distante, o errante navegante,
quem jamais te esqueceria!
Nas sacadas dos sobrado
da velha são salvador
a lembranças de donzelas
do tempo do imperador
tudo, tudo na Bahia
faz a ti te querer bem
A Bahia tem um jeito...
Terra, terra...
por mais distante, o errante navegante,
quem jamais te esqueceria!


Nenhum comentário: