quinta-feira, 24 de julho de 2008

Meu sublime torrão


O compositor paraibano Genival Marcedo falecido recentemente, vítima de uma parada cardíaca, no Hospital Alfa, em Boa Viagem. Famoso por compor sucessos como A mulher do Aníbal, gravada por Jackson do Pandeiro e também por Chico Buarque em dueto com Zeca Pagodinho, Genival compôs "Meu Sublime Torrão", considerado como o segundo hino da Paraíba.

Nascido em João Pessoa, em 29 de março de 1921, Genival Macedo trabalhou na Rádio Tabajara, foi contemporâneo de Jackson do Pandeiro, do maestro Severino Araújo, Rosil Cavalcanti, do maestro Moacir Santos.

Outro sucesso de Genival é a composição "Micróbio do Frevo", lançada por Jackson do Pandeiro, e mais tarde regravada por, entre outros, Silvério Pessoa e Gilberto Gil.

O compositor tinha moradia fixa no Recife, vinha com problema sérios de saúde há cinco meses. E sem dúvida, deixou uma enorme lacuna na música brasileira, em especial no cancioneiro paraibano.

Vejamos a letra da canção" Meu sublime torrão" que se tornou o segundo hino do Estado da Paraíba por exaltar a Paraíba e falar de suas belezas e encantos.



Meu Sublime Torrão
(Genival Macedo)

Num recanto bonito do Brasil.
Sorri a minha terra amada.

Onde o azul do céu
É mais cor de anil.
Onde o Sol tão quente.

Parece mais gentil.
Lá, eu nasci, me criei,
Fiz canções e amei.
Sempre tive inspiração.

Lá, no Nordeste imenso,
Tem um fulgor intenso.
Meu Sublime torrão.

A minha terra.
Que só encerra
Belezas mil.

Pode ser chamada.
A namorada.
Do meu Brasil.

Minha terra tem.
O Cantar dos passarinhos.
Na lagoa, os gansinhos.

Com seu nado devagar.
As morenas tão gentis.
Ostentando os seus perfis.

Numa noite de luar.
Não tem a fama da baiana
Mas a paraibana.
Sabe amar, tem sedução.

Paraíba hospitaleira.
Morena brasileira.
Do meu coração.

4 comentários:

Unknown disse...

Eu considero este como o primeiro hino. (afinal, alguém conhece o outro?, não conhece por que ao contrário deste , o oficial foi feito por um intelectual(Nada contra,pois tambem me considero um deles),mas ,NÃO TEVE RESPALDO POPULAR; já que o oficial é cheio de palavras complexas que não caíram no gosto e na boca do povo. VIVA O MEU SUBLIME TORRÃO.

Unknown disse...

O MESMO CASO VALE PARA O HINO DO FLAMENGO.

Anônimo disse...

Srs.boa tarde, não consigo encontrar em lugar algum do planeta a cifra da música:"Meu sublime torrão", que, para mim é a composição mais bonita do Brasil, como paraibano de nascença e admirador da boa música, gostaria de saber se alguém pode me informar algum site onde posso encontrar e/ou enviar para meu e-mail: jurandyandrade@ig.com.br

grato,

Jurandy
Codadão Paraibano

Abraão Aires disse...

Bom dia, gostaria de saber se você encontrou a cifra dessa música, tenho tentado fazer uma para gaita, pois não consigo encontrar para esse instrumento.