terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O matuto e o 13° salário


- Eita muié!!! O salaro vei dobrado que nem tapioca. Oxênte, tô rico. Já sei, vamo prá fêra gastá essa dierama tôda. Vou comprá um corte de pano e um frasco de preofume, prumode ocê ficá ingual a um pé de rosêra, florida e cheirosa ao mermo tempo.

Pra mim mais os minino vamo logo é cortá os cabelo. Depois vou comprá um quilo de sal, um pacote de fumo, um carrego pro ráido, um pá de ispora nova, uma cangáia e duas ancureta pra cangaceiro.

Vô comprá uma ratuêra, dois formão pra inxada, uma pumada pade ciço, duas peda de anil e mei quilo de póiva prá garruncha véia, e se sobrá uns trocado, compro dois picolé pros minino e uma lapada de pitú pra mim.

Comigo é assim, ou rico dono de usina ou pobre vendeno cuento na porta do meicado. Ou o cú ou a cancela, num tem essa istória não.

Pra completá, vamo vortar pra casa no opala de ontõe xofé, nós tudo abanano as mão na janela feito os dotô da cidade....

- Zé!, ô Zé! Acorda homi, tu esqueceu a hora? O jumento tá vissano lá no terrêro, já cagou tudo e você aí dormino que só gato de hotel. Apruveite logo e vá butá água nos pote, tão tudo seco.

- Acorde homi!, os minino tão cum fome, tão tudo quereno merendá.

- Vixe Maria!!. Pois eu num tava rico inda agorinha. Muié!! pense num vida boa, pense!!!!....nóis tudo dentro do opala dano com os dente no quarado e a mininada correno atrás.....

- Valei-me padim ciço. Zé indoidô de veiz!


Dr. Tarciso Rômulo
Advogado

Um comentário:

Unknown disse...

O Tarcísio é uma grande figura !!! Parabéns pelo excelente texto !!! :)