domingo, 15 de agosto de 2010

Carta aos amigos II


Estimados Amigos,

a resposta para a pergunta em epígraphe foi dada pelo poeta alemão Novalis: "estamos indo sempre pra casa".

As ideas não podem ficar no hyperurânio platônico, Ellas precisam ser realizadas aristolelicamente. Os gregos tinham um projecto de existência para o qual cabia as palavras lúcidas e apaixonadas de Dostoievsky: "a Belleza redimirá o mundo". Hoje, este é o primeiro artigo da minha profissão de fé. Preciso assumir isto e devo fazê-lo com responsabilidade.

O mundo do qual sou responsável é antes a minha família. Devo portanto erguê-lo e guardá-lo pelo metron da Belleza. Mesmo que eu não a viva, meus filhos e esposa devem vivê-la. Por isto tomei uma descisão que preciso compartilha-la convosco: em janeiro de 2011 minha família estará residindo em Campina Grande. Aristóteles pensava que uma coisa pequena pode ser graciosa, mas não bella. A grandeza, o sublime, é um atributo da Belleza. Se não, Ella não nos fascinaria. Não é só mudança. Não basta Campina (SP). Tem que ser Grande (PB).

Presumo que ficarei aqui um pouco mais. Mas ella, digo a minha família, deverá fruir da Belleza. Não tenho o direito de mantê-los no captiveiro. Heidegger, em sua grandeza, reflete que "a missão de uma geração é ser sacrifício para a geração seguinte". Esta geração sou eu.

Um compromisso éthico é também um compromisso esthético. Esta lição recebi dos gregos. O mundo para elles era bello, era o cosmo, donde cosmética. O grego tinha como sagrada e boa a Belleza, ao ponto de não conseguir ver em quem a possuísse a maldade. Temos um caso famoso onde uma modelo da estatuária antiga foi absolvida no tribunal porque seu advogado apellou à consciência grega, despindo-a e dizendo: "vede se em tamanha belleza pode haver tamanho mal?".

Nem muito o mar, nem muito o sertão: Campina Grande. A saúde da minha esposa agradecerá. De novo Aristóteles, mais que Gautama, o Buddha, a me prescrever o caminho do meio.

Um abraço afetuoso a todos e espero em breve me reunir convosco definitivamente na Parahyba, nossa Terra, nossa casa.


Euphrasio Jr.

Um comentário:

Unknown disse...

EUFRÁSIO JR...E O SOCIEDADE ALTERNATIVA !!! (LEMBRA DISSO ???) SEJA BEM VINDO A RAINHA DA BORBOREMA !!! :)