sexta-feira, 18 de março de 2011

Era uma vez...

Sempre fui um bom escutador de histórias. Cresci ouvindo os meus avós debulharem inúmeras aventuras reais e outras apenas penduradas na imaginação deles, e depois, cuidadosamente guardada na minha.

Sinto falta dessas histórias hoje. De alguma forma elas construíram o meu enredo do futuro.

Mas a arte antiga e delicada de contar histórias, aos poucos, vai se perdendo em meio aos desenhos animados e aos filmes infantis a disposição em nossas salas.

A TV substituiu os velhos contadores de histórias, sepultou aquela sutil habilidade que tanto dava asas a minha imaginação.

Debalde sobre teias a tradição oral, aquele traço que se transmite de geração em geração. Está em perigo a memória, a permanência dos sonhos, as lendas, os mitos, e em extinção aqueles adoráveis mentirosos de outrora.

Nenhum comentário: