sexta-feira, 29 de julho de 2011

Lilitchka!

Foto João Espinho
Em lugar de uma carta (fragmento)


Deixa que o fel da mágoa ressentida
num último grito estronde.
Quando um boi está morto de trabalho
ele se vai
e se deita na água fria.
Afora o teu amor


para mim
não há mar,
e a dor do teu amor nem a lágrima alivia.
Quando o elefante cansado quer repouso
ele jaz como um rei na areia ardente.


Afora o teu amor
para mim
não há sol,
e eu não sei onde estás e com quem.
Se ela assim torturasse um poeta,
ele
trocaria sua amada por dinheiro e glória,


mais a mim
nenhum som me importa
afora o som do teu nome que eu adoro.
E não me lançarei no abismo,
e não beberei veneno,
e não poderei apertar na têmpora o gatilho.


Afora
o teu olhar
nenhuma lâmina me atrai com seu brilho.
Amanhã esquecerás
que eu te pus num pedestal,
que incendiei de amor uma alma livre,


e os dias vãos - rodopiante carnaval -
dispersarão as folhas dos meus livros...
Acaso as folhas secas destes versos
far-te-ão parar,
respiração opressa?


Deixa-me ao menos
arrelvar numa última carícia
teu passo que se apressa.

 Vladímir Maiakóvski in Poemas.
(Org. e traduções de Augusto de Campos,
Haroldo de Campos e Boris Schnaiderman)
São Paulo: Perspectiva, 1989

Nenhum comentário: