domingo, 28 de abril de 2013

Clarice Lispector

Foto Eric Jean
 
"Fiz o que era mais urgente: uma prece.
Rezo para achar o meu verdadeiro caminho.
Mas descobri que não me entrego totalmente à prece,
parece-me que sei que o verdadeiro caminho é com dor.
Há uma lei secreta e para mim incompreensível:
só através do sofrimento se encontra a felicidade.
Tenho medo de mim pois sou sempre apta a poder sofrer.
Se eu não me amar estarei perdida
porque ninguém me ama a ponto de ser eu, de me ser.
Tenho que me querer para dar alguma coisa a mim.
Tenho que valer alguma coisa?
Oh protegei-me de mim mesma, que me persigo.
Valho qualquer coisa em relação aos outros
mas em relação a mim, sou nada.
É tão bom ter a quem pedir.
Nem me incomodo muito se eu não for totalmente atendida.
Eu peço a Deus para eu ser mais bonita
e não é que meu olho faísca ao mesmo tempo que meus lábios parecem mais doces e cheios?
Eu peço a Deus tudo o que eu quero e preciso.
É o que me cabe. Ser ou não ser atendida
isso não me cabe a mim, isto já é matéria-mágica que se me dá ou se retrai.
Obstinada, eu rezo.
Eu não tenho o poder.
Tenho a prece."
 

Clarice Lispector

Nenhum comentário: