quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cartas de Londres: Lost and found

Letícia, criou uma conta no Instagram para documentar objetos perdidos que são deliberadamente deixados nas ruas de Londres para serem reencontrados por seus donos
Há uns meses, em um fim de semana, voltei para casa sem uma touca verde e rosa de flores da minha filha que eu adorava. Foi uma das primeiras roupas que eu escolhi para ela, com carinho de mãe de primeira viagem, e fiquei triste por ter perdido.
Duas semanas depois, eu fiz o mesmo caminho, o mesmo passeio, e perto de casa olhei de lado e lá estava ela, a linda touquinha, um pouco suja e cheia de folhas mas intacta. Depois de um ciclo na máquina de lavar roupa, estava nova, e a Catarina a usa até hoje.
Neste mês eu relembrei dessa história quando descobri que uma amiga virtual, a Letícia Nascimento, criou uma conta no Instagram para documentar em belas fotos os objetos perdidos que são deliberadamente deixados nas ruas de Londres para serem reencontrados por seus donos.  
Uma gravata, um ursinho Paddington (aquele bicho de pelúcia sempre preparado para a chuva com seu chapéu vermelho e capa azul), fones de ouvido, um casaco cuidadosamente pendurado em uma cerca, todos esperando serem achados por quem um dia os possuiu.
De uma forma tácita, essa cumplicidade sem explicação que temos com objetos do dia a dia é respeitada pelos moradores de Londres. Mesmo que não sejam reencontrados, é melhor que o lenço ou o óculos escuro fiquem lá, como um testemunho do local e momento em que aquela história terminou, do que passarem a pertencer a outro pelo capricho de um passante.
Conversei com a Letícia sobre o projeto, e ela me contou uma história bacana. Quando veio morar na cidade para acompanhar o marido, publicitário que veio trabalhar aqui, se sentiu um pouco perdida, um pouco como aqueles objetos.
Sentia falta de muitas coisas, entre elas o trabalho _jornalista, era assessora de comunicação de uma instituição importante no Brasil_, e começou a fazer um curso de fotografia que virou uma paixão. Quando passou a fotografar os itens esquecidos nas ruas (ela têm mais de 200 fotos, e posta uma por dia no Instagram), se deu conta de repente que já tinha se encontrado.
Me identifiquei com a história de quem se perde e se encontra, e me encantei com as fotos da Letícia, que descrevem um pouco da civilidade de Londres. 
Maeli PradoDo Blog do Noblat

Nenhum comentário: