segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O que foi 2015 para os brasileiros segundo as pesquisas no Google

Há poucos dias o Google liberou sua lista anual com as principais buscas realizadas pelos brasileiros na internet. O relatório serve como retrospectiva para os principais acontecimentos do ano e mostram o alinhamento entre o interesse dos leitores e a cobertura que o EL PAÍS Brasil deu a cada um desses temas.

Pelas informações reveladas pelo buscador a sensação de exaustão dos usuários de internet no final deste ano encontra justificativa. O desastre em Mariana e os atentados em Paris foram campeões de audiência e também destaques entre as buscas do Google. Não houve trégua, a intensidade informativa e noticiosa se acentuou somando relevantes acontecimentos internacionais como o terrorismo do Estado Islâmico e a guerra na Síria, à crise política e econômica brasileira, manifestações de rua e o processo de impeachment, que juntos, deram ao final de 2015 a sensação de ser interminável. Mas não foi só isso que povoou o mundo informativo neste ano. Virais, cinema, ativismo e formas de ajudar outras pessoas também tiveram destaque.

Segundo os dados liberados pelo Google, as principais Pesquisas de 2015 no Brasil foram:

Caso de corrupção na Petrobras

Corrupção na Petrobras foi o tema mais buscado pelos brasileiros em 2015, acumulando mais de 52 milhões de pesquisas durante o ano, com um pico no mês de janeiro. O assunto não é precisamente recente e vem sendo tratado pelos veículos de comunicação de forma constante, mas foi em junho que o Google o destacou como tema mais buscado no mês, época em que a figura do juiz Sergio Moro ganhou mais destaque e a crise política começou a tomar corpo no país.

"Qual foi o escândalo de corrupção na Petrobras?", "Onde comprar ações da Petrobras?", "O que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) diz sobre a Petrobras?" e  "O que é a Operação Lava Jato?" foram as principais perguntas dos usuários brasileiros sobre o assunto.

Adversidades Econômicas

Os problemas da economia brasileira foram buscados mais de 18 milhões de vezes, e foi o principal assunto durante o mês de setembro. Os brasileiros querem saber sobre inflação, desemprego, PIB e economia, nesta ordem. "O quê é inflação?", "qual é a taxa de desemprego?" e "o que é desemprego estrutural?" foram as principais perguntas feitas no Google. Na cobertura do EL PAÍS, a reportagem 'Maneiras de ganhar a vida no Brasil que diz adeus ao pleno emprego' foi uma das mais lidas sobre o assunto.

Mas aconteceram mais coisas: o ajuste fiscal de Levy, a troca do ministro de economia por Nelson Barbosa, subida do dólar e a retirada do grau de investimento do país pelas agências Standard&Poor´s e recentemente pela Fitch também foram tratados na cobertura econômica deste ano.

Desastre em Mariana

O terceiro assunto mais procurado pelos brasileiros em 2015 foi o Desastre em Mariana, amplamente noticiado pelo EL PAÍS Brasil desde o momento do rompimento da barragem de Bento Rodrigues, no dia 5 de novembro. Foram mais de 14 milhões de buscas por notícias sobre a tragédia ambiental, um dos assuntos mais lidos no EL PAÍS durante o ano.

No mesmo dia da catástrofe a jornalista Heloísa Mendonça foi até Mariana para cobrir o acontecimento e a entrevista com o coordenador do Projeto Manuelzão foi um dos principais destaques .

Segundo o Google as pessoas procuravam informações sobre o maior desastre ambiental da história do Brasil através das perguntas: "O que aconteceu em Mariana?" e "Por que a barragem de Samarco se rompeu?". E uma das principais pesquisas foi "Como faço doações à cidade de Mariana?". Aqui você pode reler a cobertura completa.

#MeuPrimeiroAssédio

Em outubro a campanha do Meu Primeiro Assédio foi a campeã em pesquisas no Brasil, acumulando mais de 11 milhões de buscas no Google ao longo do ano. #MeuPrimeiroAssédio se transformou em um movimento viral como resposta a mensagens de pedofilia publicadas no Twitter por usuários que se dirigiam a uma das participantes da edição infantil do programa de televisão MasterChef Júnior. A ONG Think Olga foi quem iniciou o movimento e o EL PAÍS contou esta história e sua repercussão nas redes sociais em 'O dia em que relatos do primeiro assédio tomaram conta do Twitter', que foi o tema mais lido durante o mês de outubro no jornal.

As pesquisas sobre Assédio Sexual, Assédio e Igualdade de Gênero ganharam relevância no Google mostrando o interesse dos brasileiros e abrindo espaço para que a maré feminista ganhasse ainda mais força na internet durante o último trimestre do ano. Apoiando o movimento de resposta das mulheres, a youtuber JoutJout Prazer, uma das mais relevantes no país, publicou o vídeo "Vamos fazer um escândalo". A repercussão fez com que a sua fanpage no Facebook saísse do ar.


Depois do #MeuPrimeiroAssédio, outras bandeiras relacionadas aos movimentos feministas ganharam visibilidade e também foram noticiadas pelo EL PAÍS. A campanha #MeuMelhorAmigo e os protestos contra a PL5069 acompanhados do hashtag #ForaCunha foram algumas delas. Com tudo isso, podemos dizer que o feminismo foi uma das pautas deste ano na internet brasileira e no EL PAÍS.

Atentado em Paris

No dia 13 de novembro o mundo assistia impactado ao Atentado Terrorista em Paris e cerca de 900 mil buscas foram realizadas no Brasil procurando notícias e informações sobre uma das maiores tragédias da história recente da França.

O EL PAÍS, através da sua rede de correspondentes internacionais, deu cobertura ao vivo a todos os acontecimentos na Sala Bataclan, Stade de France e nos restaurantes e cafés da cidade luz.

"O que aconteceu em Paris?", "Por que o Estado Islâmico atacou Paris?", "É seguro viajar para Paris?" foram algumas das principais pesquisas internacionais identificadas pelo Google, que teve neste dia o maior interesse de buscas internacionais por Paris na sua história.

Star Wars

Já em dezembro, para fechar o ano, Star Wars foi o assunto mais procurado com quase 200.000 pesquisas, sendo um dos temas mais relevantes do ano para os usuários brasileiros do buscador.


Outras pesquisas no Google

Terremoto no Nepal, que aconteceu em abril e acumulou mais de 85 mil pesquisas, sendo um dos principais temas do ano.
 
Em fevereiro tivemos a polêmica do vestido azul ou dourado. Quem lembra dele? Na época, mais de 73.000 pessoas procuraram a resposta para o enigma.

Durante o mês de abril, o caso de corrupção na Fifa começou a ganhar visibilidade e de lá pra cá mais de 40.000 buscas foram realizadas sobre o tema.

A Morte do Leão Cecil, que aconteceu em julho, sensibilizou os leitores gerando mais de 32.000 pesquisas no Google. O EL PAÍS foi um dos primeiros veículos no Brasil a informar sobre a caça do símbolo do Zimbábue.

Também foi em julho que a restauração das relações entre Cuba e EUA chamou a atenção dos brasileiros, que realizaram mais de 27.000 pesquisas durante o ano. A COP 21, Cúpula do Clima em Paris, foi o segundo assunto mais relevante em novembro para mais de 13.000 pessoas. O Google ainda destacou as buscas relacionadas à descoberta de água em marte, que também ganhou grande cobertura no EL PAÍS Brasil.

Crise dos Refugiados

E a situação migratória internacional gerou mais de 23.000 pesquisas no Brasil e vem sendo tratado pelo EL PAÍS desde que a Guerra na Síria começou a gerar a fuga massiva dos seus cidadãos.

Segundo o Google, o interesse de pesquisa por "migrante" x "refugiado" teve um pico relevante entre os meses de setembro e novembro, depois que a morte do pequeno Aylan Kurdi foi noticiada por este jornal. A crônica 'Uma criança é o mundo inteiro' foi um dos conteúdos mais lidos este ano no EL PAÍS.

"O que aconteceu com Aylan Kurdi?", "O que está causando a crise migratória?"  e "Por que os sírios deixaram a Turquia?" foram algumas das principais pesquisas internacionais destacadas pelo buscador.

Já no Brasil, os usuários queriam saber: "De onde vêm os refugiados?", "O que causa as crises relacionadas aos refugiados?", "De onde vêm os refugiados no Brasil?", "O que é um refugiado?", "Qual o motivo da crise de refugiados europeia?". Todas estas perguntas foram respondidas nos inúmeros artigos publicados no nosso especial Crise dos Refugiados na Europa.

 Veja o vídeo divulgado pelo Google com as principais buscas realizadas ao redor do mundo durante 2015:


El Pais
Fonte  aqui

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