domingo, 19 de fevereiro de 2017

Minicontos

Escambo
 
Manuel era um comerciante muito experiente que, quando acabava sua dose de paciência, saía para o mercado com umas poucas doses de esperança -- que exibia dobradas debaixo do braço, como se fossem simples jornais -- para trocá-las duas por uma, o que suscitava a inveja de seus concorrentes, arruinados pela estimativa de que a esperança estava em baixa, ao passo que as cotações da paciência continuavam em alta no mundo inteiro.

Mesquinhez

Nemésio era um homem tão mesquinho que, quando decidiu se enforcar, pendurou seus escassos sentimentos no galho mais baixo de um bonsai.

Imigração

O funcionário da alfândega abriu a maleta de couro gasto, comprovou que aquele imigrante levava apenas sua pesada tragédia pessoal, fechou-a com muito cuidado e murmurou, como se não se referisse a ninguém em particular: "Passe, de qualquer maneira acho que não vai lhe ser de nenhuma utilidade."

Foto

A noiva arrumou a saia de seu longo vestido branco, ajeitou o tule que descia da cabeça aos pés, colocou seu coração sobre a cadeira vazia, pôs uma das mãos no espaldar, sorriu como quem já não alimenta ilusões, e assim posou para a foto mais premonitória de sua vida.

Labirinto

Uma vez no labirinto, chegou um momento em que tive a impressão de que cruzava repetidamente comigo mesmo, de que eu era o outro, dentro e fora de mim, até que, desconcertado, escolhi ficar um instante quieto num ponto, talvez assim pudesse recuperar meus sentidos, e foi então que me vi, com espanto, passar por outro dos caminhos equivocados e sem saída.


Jorge Timossi

Nenhum comentário: